quarta-feira, agosto 12, 2009

Chuva de estrelas

Apesar do nome me fazer lembrar isto:






O que falo aqui é mais sobre disto:


Chuva de estrelas nas próximas duas noites

Pequenos meteoros brilhantes serão visíveis terça e quarta-feira à noite, por vezes à média de um por minuto, numa chuva de estrelas provocada pela entrada na atmosfera de poeiras de um cometa.
"Quando a Terra, na sua órbita, passa por locais onde há restos de cometas, neste caso o Swift-Tutle, há uma grande quantidade de poeira que entra nas altas camadas da atmosfera e provoca esta chuva de meteoros", explicou à Lusa o astrónomo e biólogo Pedro Ré.
Chama-se também Perseidas a este fenómeno anual, em que a Terra segue numa determinada direcção no seu movimento de translação e os meteoros vêm da direcção da constelação de Perseus, sendo alguns deles bastante brilhantes.
O pico do espectáculo astronómico está previsto para 17:00h de quarta-feira, quando ainda não é noite em Portugal, sendo que a Lua vai interferir um pouco, por estar na fase minguante, e retirar algum brilho ao firmamento. Mas, mesmo assim, os astrónomos garantem que irá valer a pena observar o céu nas duas próximas noites.
Não é necessária qualquer protecção da vista, nem a utilização de binóculos ou telescópios, já que todo o fenómeno das estrelas cadentes, como também é conhecido, abrange todo o céu e pode observar-se naturalmente à vista desarmada.
"Os meteoros são muito pequenos, do tamanho de ervilhas ou no máximo de bolas de ténis, e são muito fugazes, duram poucos segundos", disse Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.
"Nestes casos nunca devemos usar qualquer ajuda óptica, nem binóculos nem telescópios, porque o campo é muito restrito e se os utilizarmos não veremos nada", acrescentou.


Notícia retirada integralmente daqui: Jornal de Notícias

1 comentário:

Gaiatas disse...

Ontem vi uma.. e h0je quero ver mais!! =x

beij0s*